quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

TEXTO FINAL DA DISCIPLINA


Notadamente, a educação sofreu poucas mudanças de cunho estrutural ao longo de sua história em nosso país. Os padrões no processo ensino/aprendizagem não se alteram muito, e por conseqüência temos escolas com estrutura física e propostas pedagógicas ultrapassadas, por assim dizer. Contudo, o mundo alcançou patamares de informatização e de inovação tecnológica aos quais nenhuma instituição pode se “dar ao luxo” de ignorar, e a escola, deve, portanto, alcançar e incutir em sua proposta de existência o uso das novas tecnologias na sala de aula.
A disciplina Tecnologias Educacionais trás consigo a proposta de levantar a discussão a respeito do tema na academia, a fim de instrumentalizar os futuros profissionais da educação em relação à contextualização dos conteúdos da disciplina ministrada com a realidade do aluno, realidade essa que por vezes é digital/virtual. Durante o curso, nos textos estudados e através dos seminários, tivemos o contato com inúmeras mídias que certamente serão adicionadas ao nosso “repertório” de práticas de ensino. Outra ferramenta útil foi a criação do blog, no qual será documentada toda a produção da turma ao longo do curso para consultas futuras e enriquecimento do curso de licenciatura em geografia como um todo.
Na constituição da disciplina estudamos alguns programas de informática escolar, bem como as tendências pedagógicas na sociedade contemporânea. A pesar do seu pequeno tempo de duração, o curso atendeu a sua proposta e também às expectativas da turma, pois foi um curso intenso e com muitas atividade extras, que otimizaram a aprendizagem, cumpriram com a carga horárias e contribuíram com a visão de como atuar em sala utilizando os recursos tecnológicos. 

Luan Pereira

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS ,UMA MEDIAÇÃO NO ENSINO –AVALIAÇÃO


Muito se tem discutido a respeito dos recursos  tecnológicos disponibilizados no ensino da Geografia e sua influência na aprendizagem dos alunos.Com o intuito  de tornar as aulas dinâmicas e atrativas estes recursos ,devem ser usados no decorrer das aulas ,cabendo ao professor se adaptar a este novo modelo de ensino,deixando  a velha pedagogia.
Porém merece ser destacado que nem toda esta tecnologia é símbolo de inclusão social,muitas vezes altera as relações sociais ,levando se a marginalização e exclusão social,pois muitos não tem acesso a estes recursos.
Cabe ao professor essa integração,mas na grande maioria a não aceitação  a essas tecnologias  como data Show ,TV,DVD,são da parte dos  docentes  atribuindo que não tem tempo durante suas aulas ,ou  que não sabem como usa-los,e também na grande maioria não são encontrados nas instituições  que lecionam.
Para se trabalhar com tantas tecnologias que são oferecidas,é necessários grande esforço por parte de todos, escola, governo, alunos, professor, pois toda forma de mudanças no ensino é válida,para a aprendizagem,a as novas tecnologias é uma forma  de mediação ,o uso delas no ensino quando adequada  trazem pontos positivos para  a promoção intelectual dos educandos.
POR:MARA CRISTINA SPINGLER PINTO

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Texto Síntese da Disciplina



SÍNTESE DA DISCIPLINA TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
O crescimento do uso de tecnologias nas escolas é notório e inevitável. Sabe-se que, paradoxalmente, há salas de aula no Brasil em que são utilizadas tecnologias de ponta a fim de dinamizar o ensino/aprendizagem dos alunos. Entretanto, há localidades em que a educação é tratada com desdém, como se não tivesse importância, sem o mínimo de condições estruturais ou tecnológicas para que os profissionais da educação possam realizar um trabalho de qualidade, visto que as condições que lhes são apresentadas ou oferecidas, não os favorecem.
O uso de novas tecnologias educacionais dentro da sala de aula para o ensino de geografia apresenta-se como ferramenta indispensável na apresentação dos conteúdos dessa disciplina, bem como na integração com conteúdo de disciplinas outras, aumentando as possibilidades de novos saberes. Percebe-se que os alunos se sentem mais atraídos ou motivados ao aprendizado quando se trata de tecnologias novas, se bem que o interesse maior muitas vezes passa primeiro pela tecnologia utilizada em detrimento dos conteúdos apresentados. Daí, o professor tem um papel importante na administração desse interesse, visto que há necessidade de usá-lo de forma adequada, agradável, lúdica, focando principalmente nos objetivos a serem alcançados.
A tecnologia deve ser tratada como aliada em todos os seguimentos. O uso de meios tecnológicos em sala de aula como TV, DVD, Notebook, data show, jogos interativos, dentre outros, deve ser aplicado com objetivos definidos. A aplicabilidade dos recursos descritos deve estar intrinsecamente ligada aos conteúdos apresentados, à faixa etária adequada e ao controle de acesso, que deve ser exercido pelo professor. Bem, o professor que tem a sua disposição tais recursos, deve se atualizar a ponto de saber utilizá-los de forma eficaz, pois a familiarização com essas tecnologias passará a fazer parte até dos seus planos de aula. Quanto ao docente que não dispõe de recursos tecnológicos avançados, não deve se desmotivar. Buscar alternativas simples e disponíveis na natureza não se constitui tarefa fácil, entretanto o desânimo jamais deverá superar a esperança de um dia poder exercer suas atividades em condições dignas. De outra forma, no mínimo, deixará um legado de honra e consciência leve por ter cumprido sua nobre tarefa de educar.
O curso de férias da disciplina Tecnologias Educacionais, realizado entre os meses de janeiro e fevereiro de 2011, na Uesc, foi de grande importância para os participantes. A criação de um “Blog” como bom resultado do quanto vivenciado durante o curso, ajudará a todos aqueles interessados nesse tema, com objetivo de compartilhar saberes, experiências e conhecimentos.
Sob a “batuta” da Professora Maria Aparecida D’Ávila Cassemiro, carinhosamente chamada por todos de “Cida”, o curso se desenvolveu de forma dinâmica, alegre e eficaz. Com objetivos predefinidos e como quem sempre sabe aonde quer chegar, essa verdadeira Mestra não mediu esforços para nos garantir um excelente estudo. Motivada, sempre disponível e com um sorriso marcante, jamais perdeu a oportunidade de nos incentivar a concluir o curso, prezando sempre pela qualidade. À professora Cida, longe da hipocrisia e/ou subserviência, minha sincera gratidão.
Postado por: DAVID PIRES SOUZA

Tecnologias Educacionais: Novos recursos para novos tempos - Avaliação

Por: Aloísia Xavier Arcanjo.

O curso de férias Tecnologias Educacionais abordou, sobretudo, inovação na sala de aula. Embora a disciplina trate do uso das novas e velhas tecnologias para melhorar o ensino-aprendizagem através do uso delas, o foco principal ainda se mantém na qualidade de profissional que as utiliza. Portanto, assim como até mesmo a estrutura escolar deveria estar de acordo com determinada corrente pedagógica assim também o uso de tecnologias educacionais só faz sentido mediante o seu uso adequado dentro de um contexto didático.
A possibilidade de trazer inovação para o ensino-aprendizagem é extremamente motivadora para os professores porque representa mais uma maneira de provocar o interesse dos alunos, de praticar o conhecimento de maneira, às vezes, inusitadas. Essa abordagem nova que busca romper com processos e automáticos e até mesmo monótonos ou não práticos para dar lugar à construção de conhecimentos através de uma perspectiva mais dinâmica, mais eficiente e menos explorada. Alguns profissionais, no entanto, ainda resistem ao uso de novas tecnologias para renovar sua prática educacional mesmo podendo lançar mão delas; Por outro lado, outros até se interessam pelo uso delas, mas ou não têm acesso, ou não são capacitados adequadamente ou, muitas vezes, sequer têm acesso à uma infra-estrutura adequada.
No entanto, para além das questões com a efetivação e aceitação/interesse dos aparatos tecnológicos bem como de jogos e brincadeiras que fogem do padrão tradicional de ensino, é necessário se considerar que esses recursos são apenas ferramentas nas mãos de profissionais. Ferramentas estas, portanto, que não substituem a qualidade do profissional dentro da escola, embora sejam extremamente promissoras, que possam mudar o rumo do interesse dos alunos, exigir deles mais dinamismo, aguçar-lhes o desejo de conhecer e desenvolver suas habilidades, bem como o trabalho em equipe através do uso de meios que são próprios do universo deles, no qual eles têm prazer a priori.
Dessa forma, se o professor não souber o que pretende com o uso dessas ferramentas, se não estiver ciente da base epistemológica que sustenta o seu método e não souber praticá-la, se não tiver um bom plano de aula então dificilmente o uso de qualquer recurso didático poderá ajudá-lo. Novamente, até mesmo a infra-estrutura de uma instituição de ensino deve estar voltada aos objetivos didáticos que pretende. Conforme a precariedade da instituição se exige mais do professor, quanto menos recursos mais esforço este despende para não perder a qualidade do ensino.
Portanto, diante disto, percebe-se que a relação do uso de tecnologias educacionais x educação não está pautado necessariamente em quão elaborado seja um novo ou velho aparato tecnológico (visto a relativamente alta complexidade que uma ferramenta pré-histórica pode ter versus a dependência do homem moderno acomodado aos novos aparatos, muitas vezes até mesmo sem entendê-los), mas sim na renovação da abordagem educativa, na mudança de paradigma e surgimento de necessidades educacionais, sociais e comportamentais que demandam uma nova maneira de aprender e de se relacionar. Lançar mão de novos recursos é tomar emprestados elementos do cotidiano (ou do inesperado) para combinar as novas concepções de educação (formação de um sujeito crítico, cidadão, independente) às novas abordagens! E assim arrematar o interesse do aluno, romper com a mesmice e alcançar, de maneira mais eficiente e prazerosa, os objetivos educacionais.

Plano de Aula - Blog/Chat

Plano de Aula  - Ciberespaço/globalização e os seus contrastes no mundo moderno.

Objetivos 
*Entrar em contato com ferramentas de ambientes virtuais
*Conhecer novos meios de pesquisa e de desenvolvimento de atividades extraclasse. 
*Produzir um blog e participar de um chat virtual sobre ciberespaço/globalização e o seu contraste no mundo moderno, alem da criação de fóruns de discussão, para que haja interação e socialização das opiniões.
Conteúdos 
*Pesquisa de ambientes virtuais na internet. 
*Gênero blog, chat.
Ano
*Ensino médio

Tempo estimado 
*Dez aulas. 
Material necessário 
Computadores com acesso à internet.
Textos O Ciberespaço em uma reflexão geográfica, 

Por uma globalização mais humana.


Desenvolvimento 
1ª etapa
Aula expositiva, onde seriam feitos questionamentos aos alunos sobre o que eles entendem sobre os assuntos em questão.

2ª etapa
Explicar o que é chat, trabalhar o assunto com a novidade no ensino da geografia,  a sala seria dividida em dois grandes grupos, seria marcado um chat com eles sobre o tema onde haveriam discussões acerca dos assuntos e  as conversas seriam gravadas.
E assim depois desse momento discutir com os alunos as respostas e opiniões colocadas no chat, indicando o que esta correto, ou equivocado.

3ª etapa
Seria criado pelos alunos um fórum ou blog, contando as experiências, postando as atividades ou noticias, textos interessantes e relacionados as temáticas trabalhadas, e falando das dificuldades encontradas por eles.

Produto final 
Ambiente virtual da turma. 


Avaliação 
Avalie as fontes de pesquisa dos alunos, a qualidade e a autenticidade dos textos, a assiduidade na participação e os argumentos de cada um. 

Além disso, seriam feitas perguntas aos grupos que teriam feito uma pesquisa anteriormente para uma espécie de “fórum” presencial. As sessões seria em horários diferentes e num segundo momento abriríamos a sessão para ambos os grupos, quem respondesse mais e corretamente, somariam um número maior de pontos,
a correção das respostas gravadas e impressas, que podem equivaler a uma nota para todos os componentes do grupo.
Por fim, Os alunos devem elaborar um texto e posta-lo no blog.


Postado por: Luan Pereira, Myrian Cristina e Thanyelle Almeida

EDUCAÇÃO, DEMANDAS TECNOLÓGICAS E RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA EDUCATIVA


Por conseqüência da globalização e da mundialização do capital, atrelado aos avanços tecnológicos, setores como: político, econômico, cultural e ideológico sofreu grandes alterações. Onde uma minoria detentora da tecnologia, mostra seu poder simbólico, ditando o certo e o errado e reconceitualizando alguns valores universais perceptíveis em países de terceiro mundo que ficam dependentes de seus agentes financiadores (privilegio de uma minoria, frente a uma maioria marginalizada e excluída).
Os recursos audiovisíveis mostram a convivência presente entre a comunicação oral e escrita com a comunicação eletrônica, modificando relações entre instituições e pessoas e possibilitando novas visões de mundo como no ciberespaço e cibercultura, podendo atuar em processos formativos essências a sociedade ou servir para a dominação ideológica e política de grupo.
Questionamentos são levantados a respeito do futuro das Universidades, que não entraram nessa concorrência planetária e que não atendam as demandas de um novo modelo de formação e de novas práticas educativas, que é a superação da visão tradicionalista e positivista.
O conhecimento seria o divisor de águas dos que estarão preparados para o futuro, daqueles que não estão. A educação on line pode contribuir facilitando esse processo, além de possibilitar a conscientização da necessidade de uma nova maneira de fazer educação, buscando uma visão da totalidade favorecendo a construção de um pensamento crítico e reflexivo.
A dualidade tecnológica se torna relevante no que diz respeito à inserção do sujeito nos processos formativos quanto aos próprios excluídos, além de formar padrões de comportamentos para massificar e legitimar o discurso hegemônico. Nesse contexto o papel da Universidade seria formar profissionais capazes de usar a tecnologia para a transformação e libertação ao invés de ser para a domesticação e alienação.

Por: Luan Pereira, Myrian Cristina & Thanyelle Almeida

TECNOLOGIA EDUCACIONAIS - TEXTO SÍNTESE

Por: Myrian Cristina S. de Jesus.
3º Semestre.


A educação está inserida no desenvolvimento das capacidades humanas, esta por sua vez, sofreu e ainda sofre mudanças que são cruciais para o rompimento com o estilo tradicionalista que persistiu por muito tempo e que resiste em nossa contemporaneidade. Para que estas mudanças ocorram, é necessário aderir aos “novos” conceitos e ferramentas disponibilizados pela tecnologia, que ganha espaço, interage, inclui e exclui, e que a cada dia se faz presente na vida social dos professores e dos alunos, de maneira direta ou indireta, a fim de transformar os mesmo conceitos em novas ideias para a construção do saber.
A tecnologia na educação é vista como uma ferramenta de suma importância para o aprendizado, uma vez que, a mesma se submete aos objetivos educacionais, proporcionando formas mais adequadas, outras técnicas e atualizações a serem aplicadas ao contexto pedagógico. Outro fator importante é trabalhar esse recurso no ensino de geografia, a fim de que os mesmos possibilitem uma interpretação do visível e do invisível, interagindo com um universo de mudanças presentes na vida dos alunos e na sociedade.
Embora seja necessária a inclusão das ferramentas tecnológicas na educação, é importante ressaltar que, ainda existem fatores que contribuem para a não utilização desses recursos em sala de aula como: falta de tempo, subsídios, pouco conhecimento por parte do docente e falta de acesso aos equipamentos na escola. É necessário frisar ainda, que além dos percalços encontrados, contamos com a desmotivação do aluno que muitas vezes consiste numa contradição, viver num mundo de inovações, mais acostumar-se ao comodismo e aprisionar-se ao mesmo. As cores, os sons e as inovações ao quais os educandos estão inseridos não os fazem mergulhar na gama de conhecimento propiciado pelo avanço tecnológico. Então, como interagir com esse universo virtual chamado ciberespaço que segundo (SILVA), mergulha a sociedade num ambiente de redes em que os fluxos definem as novas relações sociais? É importante buscar novos métodos e metodologias para agregar educação, inclusão, inovação e tecnologia.
 Uma proposta para esta mudança pode ser vista, na utilização de AVAs – (Ambientes Virtuais de Aprendizados), já aplicados em ensino à distância e as CVAs – (Comunidades Virtuais de Aprendizado), ou seja, aproveitar esses novos meios de comunicação virtual como: bate-papo, e-mail, Orkut, chat e outros sites de relacionamentos, tão presentes nas relações sociais e conectá-los ao contexto pedagógico.
A exemplo disso, temos a utilização do chat como instrumento pedagógico, ou seja, uma ferramenta sincrônica (que ocorre simultaneamente), que pode ser um aliado da educação em potencial. O chat contribui para a interatividade na educação e tem como principal característica, a utilização em grupo, onde várias pessoas se reúnem para conversar no anonimato e que podem abordar diversos assuntos. E como atribuir o chat ao contexto pedagógico?
A aplicação do chat na educação está na possibilidade de compartilhar informações, servindo de plataformas para debates, discussões, análises de alguns problemas desde diferentes pontos de vista. Além disso, existem sugestões que podem garantir o sucesso do uso desse recurso como: construção coletiva de texto, seminário, debate virtual, e socializações de pesquisa. O aluno pode ser avaliado durante a conversa promovida pelo docente e um grupo de alunos. Desse e de outros tantos modos, a tecnologia pode ajudar a construir uma educação mais eficaz e atrativa.


 

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

PLANO DE AULA

PLANO DE AULA

DISCIPLINA: GEOGRAFIA

CONTEÚDO: CONTINENTES

CONTEÚDO ESPECÍFICO:
- LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS E DO MAPA MUNDO
- ANÁLISE DO ESPAÇO GEOGRÁFICO E DIVISÃO TERRITORIAL

ANO DE ENSINO: 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
TEMPO ESTIMADO: 2 AULAS

MATERIAL NECESSÁRIO:
- MAPA MUNDO
- JOGO WAR

DESENVOLVIMENTO:

1ª AULA: APRESENTAÇÃO DO MAPA MUNDO, IDENTIFICANDO COM A TURMA OS CONTINENES E SEUS ESPAÇOS GEOGRÁFICOS. LOGO APÓS APRESNETAR OS CONCEITOS DE DIVISÃO TERRITORIAL DO NOSSO PLANETA, FALAR SOBRE AS CARACTERISTICAS GERAIS DOS CONTINENES DO PLANETA; ATENTAR PARA OS PRINCIPAIS TIPOS DE PROJEÇÕES; CARACTERISTICAS DOS POVOS E CULTURAS;

2ª AULA: ATRAVÉS DO JOGO WAR, DESENVOLVER UMA ATIVIDADE LUDICA EM QUE OS ALUNOS ATRAVES DA COMPETIÇÃO E DE MUITA ESTRATEGIA, DISPUTAM UM NOVO TERRITÓRIO COM SEUS EXÉRCITOS PARA CUMPRIR DETERMINADOS OBJETIVOS DENTRO DO JOGO. EM SEGUIDA, INDAGAR SOBRE AS CONQUISTAS.

APLICAÇÃO PRÁTICA:

OS ALUNOS DEVERÃO SE DIVIDIR EM DUPLA, E PARA CADA JOGO SERÁ DISPONIBILIZADO A PARTICIPAÇÃO DE 5 DUPLAS ATÉ DESCOBRIRMOS QUEM SERÃO OS VENCEDORES. APÓS O JOGO, ESTIMULAR OS ALUNOS AO DEBATE ORAL SOBRE SUAS CONQUISTAS E SEUS ENTENDIMENTOS SOBRE O CONTINENTE.

ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO, CRIATIVIDADE E DISCUSSÃO OS ALUNOS TERÃO SUAS ATIVIDADES AVALIADAS.

PROFESSORES: GEISMARY, LAÍSE, LUIZA CARLA E MARA CRISTINA
TEXTO SINTESE
Por: Anderson Souza
A disciplina Tecnologias Educacionais nos proporcionou um entendimento maior sobre as ferramentas tecnológicas que podem nos auxiliar durante o trabalho na sala de aula. Durante a aplicação da mesma no curso de férias pela docente Maria Aparecida, foram realizadas inúmeras discussões, relatos de experiências dos demais colegas gerando uma ampla compreensão da importância das novas tecnologias no ambiente educacional.
Sabemos que os recursos tecnológicos devem fazer parte do cotidiano dos professores e alunos, porém nem todas as escolas oferecem os mesmos de forma adequada por causa da falta de investimento e também a falta de instrução do educador por não saber manusear os equipamentos (data show, DVD, TV pen drive, computador, notebook e outros). Tornando-se uma grande problemática para o cenário educacional brasileiro.
Por tanto mesmo com as diversas dificuldades enfrentadas pelos docentes, ainda é possível criar formas para tornar a aprendizagem mais interessante, desenvolvendo uma interação entre educador e aluno, gerando trocas de informações utilizando o auxilio das novas tecnologias educacionais.
Por fim o curso de férias só veio a acrescentar novos conhecimentos e proporcionar novas idéias para a realização do meu trabalho como educador, na tentativa de transmitir os ensinamentos da melhor maneira possível e vim a crescer a cada dia como profissional da educação.

Plano de Aula com Jogos On Line

Os jogos de uma forma geral auxiliam o professor no ensino e aprendizagem dos alunos, além de ser uma forma lúdica e divertida para se ensinar muitos conteúdos de Geografia. Leve um jogo, uma música ou qualquer outro recurso tecnológico para sala de aula e interaja com seus alunos, desta forma sua aula fica muito mais interessante!!!


Ilhéus, 01 de fevereiro de 2011
Licenciatura em Geografia
Tecnologias Educacionais      Docente: Maria Aparecida
Discentes: Anderson, Bruno, Elton, Tailane -   V semestre    


                                                                        Plano de aula

1.     Tema: A aplicação dos Jogos On Line (Sim City ou Social City) na sala de aula
2.     Para alunos do 9º ano do ensino fundamental II
3.    Tempo estimado: 4 períodos de 50 minutos cada.
4.    Objetivos:

Geral: Fazer com que o aluno conheça os conceitos e conteúdos presentes no jogo para que possam aprender Geografia de uma maneira mais dinâmica e divertida.
Específicos: Promover ao aluno o entendimento e a importância da Geografia Urbana na formação e desenvolvimento das cidades. Simular o cotidiano urbano de forma geral, como, tráfego nos bairros residenciais, o caos estressante dos congestionamentos dos grandes centros urbanos, além de observar o grande contingente populacional nas ruas em horário de pico aos becos e ruas vazios por volta da meia-noite e também outras diversas situações.

5.    Desenvolvimento dos temas:
Geografia urbana - estuda as áreas urbanas e seus processos de produção do espaço urbano. Ou seja: enquanto fenômeno geográfico, a urbanização se apresenta como um conjunto de processos coordenados pela ação humana.
Sitio de posição - As características físicas são muito importantes para a implantação e o desenvolvimento das cidades, contudo com o passar do tempo estas características podem-se ir relativizando. Este pode estar relacionado com a função, mas são as razões práticas que têm maior influência
 Planejamento urbano - é o processo de criação e desenvolvimento de programas que buscam melhorar ou revitalizar certos aspectos (como qualidade de vida da população) dentro de uma dada área urbana (como cidades ou vilas); ou do planejamento de uma nova área urbana em uma dada região, tendo como objetivo propiciar aos habitantes a melhor qualidade de vida possível. O planejamento urbano, segundo um ponto de vista contemporâneo  tanto enquanto disciplina acadêmica quanto como método de atuação no ambiente urbano, lida basicamente com os processos de produção, estruturação e apropriação do espaço urbano

6.    Procedimentos de fixação e avaliação:
·         Desenhe um esboço de uma cidade imaginária.
·         Como seria o seu planejamento urbano na sua cidade imaginária?
·         Qual seria a função da sua cidade fictícia?

7.    Bibliografia:

TEXTO SÍNTESE


A disciplina Tecnologias Educacionais foi de grande valia na minha vida acadêmica. Pois percebi que partimos do pressuposto de que ao pensarmos em educação, é preciso, primeiramente compreender que ela não se explica por si mesma, mas pelas transformações materiais que ocorrem na sociedade. É como pensar na realidade atual da educação, analisando o contexto das novas configurações sociais e de um novo patamar tecnológico.
            Desta forma, nós professores seja da rede privada ou publica de ensino, devemos ter novas atitudes e posturas e, tanto professores quanto alunos devem se adaptar às exigências de um mundo cada vez mais dominado pela tecnologia. Esse trabalho inovador no ambiente pedagógico precisa ser construído com a participação coletiva dos sujeitos envolvidos no processo de trabalho pedagógico onde a pedagogia e as tecnologias articulemse fluentemente no processo de informações e comunicações.

            Concretizo sabendo que depois desse curso de férias, tenho que ter em mente a busca por dinamização em sala de aula através das intervenções propostas, ou seja, as tecnologias e que a escola, professor e aluno, devem estar cientes da importância de integrar suas buscas de conhecimentos a uma nova aplicação dos avanços das tecnologias de informação e comunicação no processo do ensino e da aprendizagem, na perspectiva de gerar a formação de pessoas capazes de conviver com as mudanças do meio e de se integrarem ao mercado de trabalho.

DISCENTE: GEISMARY SANTOS SILVA         
V SEMESTRE

Avaliação da disciplina

                                                Breve comentário da disciplina

   A disciplina Tecnologias Educacionais foi de grande valia para nós estudantes de Geografia; pude ver que os recursos tecnológicos são importantes e que nos ajudam no ensino e aprendizagem de cada aluno. Muitas das vezes são indispensáveis quando trabalhamos os conteúdos de Geografia, como geologia do Brasil, solos, urbanização e tantos outros conteúdos que podemos mostrar imagens e paisagens.
   Os recursos tecnológicos como TV, DVD e outros são uma ferramenta que o professor pode e deve utilizar na sala de aula para que se tenham aulas mais atraentes e desperte o interesse do aluno. Podemos levar um vídeo, um jogo, uma música para se trabalhar os conteúdos de uma forma interativa e divertida com nossos alunos. A criatividade e o empenho do professor são fundamentais para um bom rendimento em sala de aula; Todavia, sabemos que nem todas as escolas disponibilizam desses recursos tecnológicos para professores e alunos. 
   Esta disciplina me enriqueceu muito, as discussões em sala de aula e a explanação dos textos estudados servirão para sermos verdadeiros profissionais da educação exercendo a profissão com muito mais empenho.

Por: Tailane Ferreira Santos
V semestre licenciatura em Geografia

Avaliação da disciplina

 A disciplina Tecnologias Educacionais vem contribuir para o entendimento das novas demandas educacionais que se fazem presente no ambiente escolar. Essas"novas" tecnologias podem contribuir para a melhoria da didática do docente, como por exemplo o atlas digital, que proporciona uma aula mais dinâmica, permitindo uma interação mais ativa, induzindo a imaginação, criatividade e liberdade para que o aluno busque a informação desejada, a música, os jogos, poemas e muitos outros.
Espero utilizar desses "novos" recursos em sala de aula e não alegar como muitos docentes, que não há disponibilidade de tempo.  

Por: LUIZA CARLA DA SILVA SOARES
        V semestre, Licenciatura em geografia.



ATLAS GEOGRÁFICO DIGITAL

Entre as inúmeras tecnológias que podem ser utilizadas em sala de aula está o atlas digital. Ele proporciona uma
aula mais dinâmica.Segue abaixo um projeto, que pode ser desenvolvido.

 Por: Geismary Santos, Laíse amaral, Luiza carla e Mara Spingler



Projeto Atlas Geográfico Digital


Resumo: A construção de um material didático em formato de um Atlas Escolar Digital de Ibirataia, destinado aos alunos do Ensino Fundamental e Médio, permite aos mesmos o exercício da dedução e análise critica  sobre os espaços, vivenciados ou não, estando então prontos para construir, entender e usar mapas. Assim, este projeto visa oferecer ao aluno a possibilidade de conhecer a sua região através de outros ângulos, que lhe permitam o entendimento do conteúdo estudado.  A metodologia base para construção do Atlas será o uso do SIG,GEOPROCESSSAMENTO e a base de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia – SEI. 


Objetivo Geral: Este projeto tem por objetivo a construção de um Atlas Geográfico Digital. Este constará de um conjunto de mapas temáticos que deverá auxiliar no processo de ensino/aprendizagem de professores e alunos. 

Objetivo Específico do Projeto:

1.       Ampliar a visão dos alunos sobre sua cidade nos momentos de discussão na sala de aula.
2.       Criar um material diversificado para que o aluno possa conhecer sua região
3.  Possibilitar ao aluno a chance de lidar com níveis de compreensão cada vez mais complexos.

Metodologia:  A criação de um Atlas Escolar Digital visa a elaboração de um material cartográfico, disponíveis no Site da CONDER, que auxiliará os professores do Ensino Fundamental e Médio do município.  Os mapas temáticos serão construídos com auxilio da ferramenta do SIG, e os programas Arcview e Corel Draw.  Os mapas terão informações reunidas sobre os lugares que compõem a localidade, tais como: localização geográfica no contexto Nacional, Estadual e  Regional, história da construção do espaço urbano,  clima, vegetação, rede hidrográfica, densidade demográfica, dados econômicos, estudo da paisagem e do meio ambiente. As informações serão apresentadas por meio de diferentes linguagens: texto escrito, tabelas, gráficos, mapas, fotos, entre outras, que se completarão uma com as outras através da afinidade dos assuntos.  Desta forma, teremos um importante recurso didático para ser utilizado no estudo da localidade, possibilitando melhores resultados no processo de ensino/aprendizagem das aulas de geografia e proporcionando ao docente uma aula mais dinâmica.


Resultados Esperados: Elaboração de um sistema de informações geográficas com dados escolares; Elaboração de um Altas digital com coleções de cartogramas temáticos.Variação da gama de materiais escolares existentes no âmbito geográfico para a região.Estimular os alunos e professores no uso das novas tecnologias e utilização dos mesmos na sala de aula.


Referências Bibliográficas:


AGUIAR, Valéria Tervizani Burla de. Atlas Escolar de Juiz de Fora. Instituto de Ciências Humanas e de Letras: Universidade Federal de Juiz de Fora – MG. 2000.

ALMEIDA, Rosângela Doin de. Atlas Escolar Municipal de Limeira. Sociedade Pró Memória de Limeira. Limeira: UNIGRÁFICA.

ALMEIDA, Rosângela Doin de & PASSINI, Elza Yasuko. O espaço geográfico – ensino e      representação. São Paulo: Contexto. (1994).


MARTINELLI, M. Mapas da geografia e cartografia temática. Editora Contexto. São Paulo,
2003.

OLIVEIRA, Adriano Rodrigo & ALMEIDA, Rosângela Doin de. “O estuda da localidade através de atividades com mapas municipais no ensino de Geografia”. Revista de Iniciação Científica, vol. 1, Fundação Editora da UNESP, São Paulo. (2000).

SILVA, B. C. N.; NASCIMENTO, D.M.C.; PEREIRA, G.C.; SOUZA, J.C.; CUNHA, M.C.O.; SILVA, S.C.B.M.E.. Atlas Escolar Bahia: espaço geo-histórico e cultural. 2ª ed. Atualizada e ampliada. 2ª. João Pessoa: GRAFSET, 2004. v. 1. 200p.