sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Trabalhando com o WAR Divisão Política do Planeta Terra – Continentes e regiões

Geografia
Trabalhando com o WAR
Divisão Política do Planeta Terra – Continentes e regiões

Andréia Araújo;
Eliane Fernandes;
Fernanda;
Jorman dos Santos.

Objetivos
1) Compreender a importância de se dividir o Planeta em Continentes e regiões;

2) Entender que a divisão regional do planeta não foi sempre a mesma, variando ao longo do tempo;

3) Conhecer as principais propostas e intenções que envolve a divisão do planeta e identificar as suas principais diferenças: Os cinco grandes continentes e as divisões internas de cada um;

4) Perceber que o espaço mundial pode ser dividido segundo diversos  aspectos  e interesses, como, por exemplo, a regionalização proposta pelo geógrafo Milton Santos onde o planeta pode ser dividido entre países centrais e periféricos cujo critério principal definidor foi o do meio técnico-científico-informacional, trabalhando assim com a geopolítica.

Ponto de partida
Leitura de textos, Mapa-Múndi político e divisão mundial por critérios econômicos.
Estratégias
1) Iniciar a aula conceituando região geográfica, que é uma porção da superfície terrestre demarcada por características próprias. Estas características podem ser políticas, naturais, demográficas, industriais, turísticas, etc. Informe que podemos estudar a superfície de qualquer parte do planeta, dividindo-o em regiões geográficas e/ou continentes. Contudo, a divisão não é realizada de uma única forma. Ela está subordinada a alguns critérios de classificação.

2) Explicar que a divisão do espaço do planeta ou de um país em regiões facilita a administração e promove o seu desenvolvimento econômico, pois determina em que setores serão aplicados os recursos, atenuando as desigualdades na distribuição regional das riquezas. Citar como exemplos, no continente americano a divisão política do mesmo em: América do Norte, América Central e América do Sul.

3) Depois, explicar as mudanças físicas (Deriva Continental), políticas e regionais que ocorreram ao longo do tempo e os critérios adotados em cada divisão. Vale ressaltar o papel das guerras no remodelamento do espaço geográfico mundial. Explicar a divisão política e regional atual.

4) Dividir os alunos em grupos e determinar para cada grupo um continente a ser pesquisado. Pedir para pesquisarem as principais características que tornam cada continente uma porção única e especial do nosso planeta. Solicitar que os grupos elaborem cartazes contendo informações sobre cada continente. Agendar uma data para a apresentação dos grupos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário