sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

PRINCIPAIS PROJETOS


EDUCOM, FORMAR e CIED foram projetos importantes para a criação de uma cultura nacional sobre o uso do computador na educação, voltado para a realidade da escola pública, estes descrevem o processo e as principais realizações dos centros-piloto integrantes do projeto. Apesar dos percalços, em sua maioria relacionados à incerteza quanto a disponibilidade de recursos, muito foi realizado em termos de pesquisa, formação de recursos humanos, consultoria, produção de softwares educativos, teses, dissertações, livros, conferências, ensaios e artigos publicados.
O projeto FORMAR destinado a capacitação de professores da rede pública, os projetos CIED e CIET voltados para a implantação de centros de informática educativa de 1° e 2° graus da rede pública de ensino e as escolas técnicas federais destacaram-se. A medida do sucesso do empreendimento e das pesquisas realizadas pode ser verificada a partir da incorporação de centro-piloto na universidade hospedeira, demonstrando a reconhecimento efetivo da comunidade universitária, para o desenvolvimento do projeto. Este destinava-se a formação de profissionais para atuarem nos diversos centros de informática educativa dos sistemas estaduais e municipais de educação. Atingindo várias instituições como: escolas técnicas, profissionais da área de educação especial e professores universitários interessados. Pretendia-se que o professor refletisse sobre a forma de atuar em sala, proporcionando condições de mudanças em sua prática pedagógicas na forma de compreender e conceber o processo ensino-aprendizagem levando a assumir uma postura como educador.
Os cursos proporcionaram uma visão ampla dos aspectos envolvidos na informática educativa, dezessete CIEDs foram implantados, como estratégia política ministerial,ficou estabelecido que os mesmos deveriam ser iniciativa do Estado e não do governo federal. A manutenção do CIED e a formação continuada dos professores seriam atribuição do estado.


Sinal de Leitura
Postado por: Luan Pereira,Myrian Cristina & Thanyelle Almeida.







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