segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

O texto aborda a importância do uso dos recursos tecnológicos no ensino de geografia e a sua influência no aprendizado dos alunos, onde os resultados apontam a causa do desuso dos equipamentos tecnológicos como: falta de tempo, capacitação, de acesso aos equipamentos, ou pouco conhecimento de manuseio. Os "novos" recursos como: tv, DVD, computador, internet, embora já façam parte do cotidiano, seriam ferramentas para uma aula mais atrativa, casos os professores conseguissem inseri-los no plano de aula, transformando-o em atributo inovador. Uma vez que, se faz necessário a renovação e adequação da didática em meio à evolução tecnológica cada vez mais presente na sociedade.
É necessário romper com o modelo tradicionalista, que coloca o professor como o detentor do conhecimento, e o aluno como coadjuvante. Vale ressaltar que, o mundo dos alunos é polifônico e policrômico, é cheio de cores, imagens e sons. Muito distante do espaço monótono, monofônico e monocromático, que é a realidade escolar.
A dificuldade de interpretação faz parte dos contrastes uma vez que, o mesmo está inserido num universo de possibilidades, e não é capaz de ser sensível a esta realidade.
Mais do que atribuir as responsabilidades ao professor é importante haver uma interação entre todos os componentes da rede escolar, além do apoio dos órgãos federais e estaduais de educação, promovendo inclusive a capacitação dos profissionais.

Postado por: Luan Pereira, Myrian Cristina & Thanyelle Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário