sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

A principal contribuição do artigo é apresentar os encaminhamentos que tem sido dado a essa discussão no que se refere ao ensino de geografia e a utilização dos recursos tecnológicos, nas salas de aula, como suporte ao ensino no intuito de promover a dinamicidade e criatividade nas aulas. No entanto segundo o texto, muitos professores têm uns distanciamentos na freqüência com que são utilizados esses equipamentos, atribuindo vários fatores que dificultem a realizar as intervenções propostas. Nesse contexto, a aplicação de “novos” recursos didáticos fica cada vez mais distante segundo alguns resultados desta pesquisa e muitos professores são da geração alfabética- da aprendizagem por meio do texto escrito, do livro, descrente a valorização apenas da palavra oral, palestra, músicas fotos, gráficos e etc. E mesmo com todas essas dificuldades encontradas ainda se vê necessária essa adaptação, pois, quanto mais rápido as inovações, mais rápido as transformações, assim afirma Ligouri (1970). Pois precisamos demonstrar que a introdução de novas tecnologias na educação não implica necessariamente novas práticas pedagógicas, pois podemos com ela apenas vestir o velho com roupa nova.
            Por meio das entrevistas feitas aos professores de geografia vista nesse artigo, verifica-se um esforço por parte de todo o conjunto de membros que forma a instituição de ensino. Isto é, o apoio dos órgãos federais e estaduais de educação, e principalmente, o esforço do professor. Pois ele será o responsável por se adequar à nova didática guiados pela necessidade do aluno e o mesmo e principalmente, quando calcado em abordagens teóricas sobre a natureza do conhecimento e do processo de ensino-aprendizagem. A intenção não foi a de sugerir aos planejadores a adoção da epistemologia construtivista no uso das novas tecnologias na educação, mas a de mostrar como é possível e recomendável articular uma concepção de conhecimento e de aprendizagem a um projeto de inovação tecnológica.



Discentes:
Geismary Santos, Laise Neves, Luiza Carla Soares e Mara Cristina Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário