sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A importância dos recursos tecnológicos no ensino de Geografia

    O texto relata a importância das contribuições dos recursos tecnológicos para o ensino da Geografia e os problemas que afetam o ensino. Aparelhos tecnológicos como TV, DVD, Data show computadores dentre outros são comuns em nosso cotidiano, porém não é a realidade de todas as escolas. Segundo Kenski, a dificuldade encontrada pelos professores em utilizar os novos recursos está relacionada à ausência dos mesmos durante a sua formação, causando assim um bloqueio na utilização em sua prática pedagógica.
    O autor ressalta que as novas tecnologias podem sim, viabilizar o ensino da Geografia, no entanto, deve-se ter cautela para não modificar a essência dos conteúdos. O mau uso desses equipamentos também compromete a educação, pois muitos professores se acomodam faltando com compromisso com a verdadeira prática docente e utilizando em benefício próprio.
    Em suma, podemos dizer que essas novas tecnologias são benéficas para educação, mais não devem ser utilizadas como o único recurso didático, deixando de lado o modelo tradicional e o livro didático. A criatividade e o respeito do professor para com a educação são importantes e fundamentais para que se tenha um bom desenvolvimento dos alunos em sala de aula e o interesse dos mesmos nas aulas de Geografia.



Anderson, Bruno, Elton Cosme e Tailane

Nenhum comentário:

Postar um comentário