sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A importância dos recursos tecnológicos no ensino de geografia

O artigo faz uma abordagem sobre a importância dos recursos tecnológicos na sala de aula.
               Aborda ainda como esses recursos tecnológicos presente no nosso dia-a-dia são vistos como algo de outro mundo, recursos esses que muitas vezes tornam a aula dinâmica e atrativa, por outro lado percebe-se a resistência de alguns profissionais no uso dos mesmos e segundo eles a falta de tempo, a de capacitação profissional e a própria vontade de se adaptar, e isso faz com que esse desinteresse se reflita na sala de aula.
               Sabemos que nós seres humanos somos muito visuais e quando utilizamos um desses recursos que proporciona imagens, sons, animações etc., consegue-se captar a atenção do aluno. Os atuais métodos de ensino e avaliação geram desinteresse pela matéria e dúvidas em relação ao conteúdo escolar. Percebe-se nesse contexto, que os processos educacionais utilizados nas escolas não satisfazem mais as condições de aprendizagem na sociedade, caracterizados pela necessidade de rapidez e independência na busca de informações e construção do conhecimento oriundos das transformações socioculturais e tecnológicos em que estão submetidos o ser humano contemporâneo. Por outro lado o uso inadequado desses recursos pode contribuir de forma negativa também, pois, pode estimular os alunos ao plágio e incentivar alguns professores a comparecer em sala de aula sem seu plano diário.
                Por outro lado a forma como se usa essas tecnologias procede principalmente da didática e a criatividade do professor, pois, a introdução dessas tecnologias no ambiente escolar deve surgir como recurso direcionado e cursos de capacitação para preparar profissionais e torná-los aptos a prática de ensino.


Componentes: Andréia de Araújo, Eliane Fernandes, Fernanda Santos e Jorman dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário