segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Avaliação da disciplina

Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
Professora – Maria Aparecida Cassimiro
Aluno – Jorman dos Santos
Geografia – IX semestre

Avaliação da disciplina

A disciplina Tecnologias educacionais é de fundamental importância para qualquer curso de licenciatura, pois ajuda a compreender melhor a importância dos novos recursos tecnológicos no cotidiano de nossa sociedade e mais especificamente no ambiente escolar. Em geografia as novas tecnologias educacionais exercem um papel estratégico, pois ao mesmo tempo em que servem como ferramentas auxiliando no trabalho do professor, podem servir de objeto de estudo, já que é próprio da geografia analisar as transformações e os avanços por que vem passando nossa sociedade.
Outra forma de compreender a disciplina é analisando a importância singular que cada um desses novos recursos (Internet, DVD, Data show, entre outros.) traz para a sala de aula. Contudo é importante ressaltar que essas novas tecnologias não vieram para substituir os antigos recursos, mais sim para enriquecer o trabalho do professor em sala de aula, beneficiando também os alunos, na medida em que aulas se tornam mais diversificadas e atraentes.
Vivemos atualmente em mundo marcado pelo avanço tecnológico, que permitiu ao seres humanos se comunicar esse deslocar com mais rapidez, aumentando os fluxos financeiros e de mercadorias, ou seja, nesse mundo globalizado o ritmo das transformações são muito mais intensas e rápidas do que em qualquer outro momento de nossa história, todavia essas transformações não atingem a todos da mesma forma, nesse mesmo mundo convive-se com a exclusão, a miséria e todas as formas de violência. Esse antagonismo que se apresenta é na verdade uma das premissas do sistema capitalista, que tem na Globalização uma das ferramentas capazes de promover esse tipo de situação.
O fato é que muitas salas de aulas em todo o Brasil, ainda não dispõem desses novos recursos tecnológicos, muitos professores não estão preparados para lidar com essas novas tecnologias e outros tantos ainda se recusam a utilizá-las, isso acaba impedindo que milhões de crianças e jovens possam usufruir dos benéficos gerados por essas novas tecnologias. 

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